Olá dezáinas,

No tutorial de hoje nós convidamos as irmãs gêmeas Izabela Adami,@izapug, e Fernanda Adami, @fer7adami para nos mostrarem como elas fazem partes importantes das criaturas que elas mais amam: animais!

No tutorial de hoje, a Iza vai nos mostrar como faz a pintura de escamas. Para isso, ela escolheu o peixe Beta. Um dos peixes mais queridos e graciosos de todos os tempos, graças as suas cores vividas e brilhantes, além de suas maravilhosas e fluidas nadadeiras.

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Nesse tutorial, a Iza já começou com o lineart feito com as Copic Multiliners. Para as cores, ela escolheu essa paleta de cores das Copic Sketch:

Para a colorização, a Iza fez primeiro a base com os tons mais claros das cores.

Para começar o sombreamento, a Iza reforça a paciência. Pintar ou criar textura de cada escama é o que garante resultados mais realistas e detalhados. Assim, Considete o desenho da escama e crie sombras com os tons médios.

Assim como para as barbatanas. Peixes como o Beta merecem atenção especial no movimento e fluidez na pintura.

Vai adicionando mais sombras com os tons mais escuros.

Deixe espaços em brancos para aplicação de outras cores, ainda mais se as outras cores forem mais claras, como nesse caso, com o rosa. Outra dica importante é fazer movimentos no sentido oposto com a outra cor para facilitar na mescla entre as cores.

Adicione detalhes fazendo sombras com o rosa também, escolhendo tons mais escuros como esses RV's.

Outro detalhe fantástico que a Iza fez, foi fazer esse "iluminado" com o rosa no final. Faz com que a escama brilhe ainda mais no corpo do peixe.

E é isso aí, olha como o nosso peixe ficou maravilhoso!

Os olhos foram pintados com o BV29 no final.

Amou pintar e quer saber como desenhar escamas? Veja o tutorial da Fer de como desenhar escamas!

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!