Olá dezáinas,

No tutorial de hoje nós convidamos as irmãs gêmeas Izabela Adami,@izapug, e Fernanda Adami, @fer7adami para nos mostrarem como elas fazem partes importantes das criaturas que elas mais amam: animais!

Nesse tutorial, a Fer vai nos mostrar como ela faz o desenho de penas com nanquim. Para isso, ela escolheu o Abutre, nome vulgar das aves falconiformes. O Abutre é um animal fantástico e sombrio, com uma visão apuradíssima, seu bando ataca sem dó suas caças. Quer aprender como desenhá-lo? Então partiu começar!

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Lembrando que para fazer todo o desenho, a Fer fez o uso das Copic Multiliners para todo o seu lineart.

1) Antes de tudo, a Fer salienta que cada ave tem seu tipo de pena. Umas mais detalhadas e outras com mais textura. No desenho, ela começou pela cabeça. Nessa região, as penas são geralmente menores, então ela usa espessuras menores da Copic Multiliner, para fazer algumas indicações da plumagem.

2) Para indicar as demais áreas do corpo do animal, a Fer sempre acompanha a anatomia dele. Então acompanha a musculatura do peito, pernas e asas principalmente.

3) O desenho das penas do abutre é bem fácil. Ela fez a repetição desse padrão, como se fossem penhos "checks" que sobrepostos criam um efeito de camadas, dando volume às penas.

4) Independente se as asas estão fechadas ou abertas, sempre prossiga na direção de todo o corpo. Capriche nos detalhes.

5) Falando em detalhes, as hachuras criam ainda mais texturas, principalmente para indicar sombras.

6) Já para sobressair as partes do corpo, a Fer usa espessuras maiores da Copic Multiliner, como a 0.5 para saltar aquela região, por exemplo, parte das asas.

E prontinho, nosso abutre está mais malvado que nunca. O segredo é sempre observar bem o animal e caprichar nos detalhes.

E agora? Quer aprender a pintar essas penas?! Então veja no próximo tutorial com a Iza!

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!