Olá dezáinas,

Como vocês estão acompanhando, estamos fazendo uma série de tutoriais rápidos de algumas plantas presentes em projetos de paisagismo.

Nós convidamos o Felipe Hirama, ou @rivers.png, o ilustrador do renomado escritório de paisagismo Daniel Nunes, localizado em Campinas/SP para mostrar um pouco do seu processo criativo e técnicas que ele usa para compor cada um de seus elementos.

O sexto tutorial é de um pouco diferente dos demais, nesse, o felipe ensina a como fazer sombras projetadas em outros objetos, como nesse caso, um muro. E aí, vamos começar?

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

1) Desenho

Antes de mais nada, o Felipe faz a ilustração, nesse caso, ele usou o pinheiro do último tutorial. Já na execução do desenho, ele já coloca o direcionamento do sol, como vocês podem ver na imagem abaixo:

2) Esboço da sombra

Aqui o felipe usa um lápis para fazer as guias de como serão feitas as sombras. Para fazê-la no muro, ele lembra que a sombra precisa respeitar a proporção do pinheiro, seja no plano do chão quanto no próprio muro.


3) Colorização

Nessa etapa, o Felipe começa a colorir o muro com um tom mais claro de cinza e um tom claro de verde para o chão também.

4) Aqui, o Felipe já começa a fazer a sombra. Seguindo o esboço criado, ele usa um tom mais escuro de verde para fazer a sombra sobre o chão. Caso você tenha dúvida quais combinações de cores você pode escolher, temos aqui um post que te ajuda a fazer misturas acertivas.


5) Seguindo para o muro, o princípio continua o mesmo, o Felipe, agora com um tom de cinza mais escuro, faz a sombra do pinheiro.


E, por fim, ele a sombra está finalizada, como podemos ver nos detalhes aqui:

Demais, não!?

Veja aqui mais tutoriais de paisagismo usando Copic:

Tutorial de paisagismo #01 - Palmeira

Tutorial de paisagismo #02 - Capim dos Pampas

Tutorial de paisagismo #03 - Pitangueira

Tutorial de paisagismo #04 - Folhagem

Tutorial de paisagismo #05 - Pinheiro

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!