Olá dezáinas,

Mais tutoriais para vocês! E dessa vez, são os revestimentos que vão brilhar com as Copics!

Mas o que são revestimentos?

Eles são materiais usados com o intuito de revestir, cobrir ou até simular camadas. Logo, podem ter o propósito de decoração ou até proteção. Os mais famosos são: cerâmicas, madeira, papel, tinta e pedras.

Para encarar essa responsa, chamamos o arquiteto e paisagista Marcelo Marttins, que ensina o método de desenho arquitetônico humanizado, mostra como representar revestimentos. Aqui ele desenha sempre com os marcadores Copic, ferramenta crucial em seus projetos.

O sexto, e último ()):) tutorial dessa temporada é a Pedra natural! Assim como a Canjiquinha, ela é um revestimento geralmente usado nas partes externas dos projetos, mas em banheiros e salas também fica lindo! #ficaadica. Nesse revestimento, as pedras são cortadas em pedaços, geralmente retangulares, e encaixadas em forma de um mosaico, tanto em paredes como no piso. Uma das características mais legais dele é o efeito tridimencional que ele cria, pois cada pedra tem sua altura diferente da outra. Fica demais da conta!

Ficou curiosxs para saber como desenhar? Então vem com a gente!

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Nesse tutorial, o Marcelo já iniciou com o desenho contornado com a Copic Multiliner e usou a Copic Sketch para fazer a colorização.

1) Como sempre, o Marcelo faz a base mais clara de todos os seus desenhos. Nesse, a tonalidade das pedras serão cinzas, logo, ele usou um cinza neutro bem clarinho.

2) Já seguindo os desenhos, ele começa a pintar alguns dos retângulos com um tom intermediário (4). Ele usa sempre a ponta chanfrada, que facilita pelos ângulos retos e também já garante uma textura para o revestimento.

3) Para criar os diferentes níveis das pedras, o Marcelo usou um tom bem mais escuro para fazer as pedras mais fundas.

4) Já para as pedras com um nível médio, ele usou outro tom intermediário.

5) Aqui, ele voltou ao primeiro tom e igualou os demais pedaços.

6) Agora sim! Vamos ao efeito 3D! Para fazer é simples, basta adicionar uma linha de sombra am algumas pedras. Uma dica do Marcelo é ir fazendo devagar e analisar para as sombras serem colocadas nos locais corretos.

7) Para finalizar, o Marcelo cria detalhes de textura para deixar ainda mais parecido com as pedras.

E aí está! Um revestimento lindo de Pedra natural. O efeito 3D fica incrível, não!

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Acompanhe o trabalho do Marcelo Marttins nas redes sociais @marcelomarttins

Beijos!