Olá dezáinas,

Mais tutoriais para vocês! E dessa vez, são os revestimentos que vão brilhar com as Copics!

Mas o que são revestimentos?

Eles são materiais usados com o intuito de revestir, cobrir ou até simular camadas. Logo, podem ter o propósito de decoração ou até proteção. Os mais famosos são: cerâmicas, madeira, papel, tinta e pedras.

Para encarar essa responsa, chamamos o arquiteto e paisagista Marcelo Marttins, que ensina o método de desenho arquitetônico humanizado, mostra como representar revestimentos. Aqui ele desenha sempre com os marcadores Copic, ferramenta crucial em seus projetos.

O terceiro episódio da nossa série (hahaha) é o Seixo. Calma, se você não está familiarizado não tem problema, ele é aquele revestimento feito com pedras soltas com diferentes formatos,que lembra muito a técnica de mosaico, mas que não faz nenhum desenho, apenas aproveita a textura das pedras para harmonizar o ambiente, seja ele interno ou externo. Ficou curiosxs? Então vem com a gente!

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Nesse tutorial, o Marcelo já iniciou com o desenho contornado com a Copic Multiliner e usou a Copic Sketch para fazer a colorização.

1) Para começar, o Marcelo sempre faz as bases. Para o seixo, ele faz todo o preenchimento da superfícies usando a ponta chanfrada e um tom bem claro de cinza.

2) Já com um tom mais escuro, o Marcelo começa a adicionar volume as pedras ao fazer um contorno simples de algumas. Outra dica também é deixar alguns espaços em branco para evidenciar a diferença de cada pedra.

3) Nesse passo, o Marcelo volta com a cor mais clara e aplica ela novamente para fazer uma mistura com o tom mais escuro, deixando assim, algumas sombras mais suaves e outras um pouco mais duras.

4) Mais uma dica de efeito: às vezes, algumas pedras, mesmo sendo do mesmo tipo, têm tons diferentes uma das outras. Pensando nisso, para projetar esse efeito, o Marcelo passa por cima outro tom de cinza, dessa vez um cinza quente, para dar algumas nuances amareladas em algumas pedras.

5) Após as pedras finalizadas, o foco agora é o solo. Nesse caso, o Marcelo optou por fazê-lo mais escuro, com um tom de cinza também.

6) Para os mais meticulosos, mais detalhes nas sombras das pedrinhas.

E esse é o resultado final! Demais ver a textura acabada!

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Acompanhe o trabalho do Marcelo Marttins nas redes sociais @marcelomarttins

Beijos!