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Pedras preciosas são o ponto central do trabalho da Kixika.
Copic: Durante toda sua carreira, minerais e pedras foram a principal abordagem nas suas artes. Como você desenha e colore essas pedras?
Kixika: O tamanho da maioria das pedras é em torno de 2 cm, mas algumas delas são ainda menores. Para colorir um diamante eu não tenho a amostra então eu pego como base referências ou meus próprios sketchs. Normalmente, fico com a pedra em mãos e olho com muito cuidado por todos os ângulos. Depois, busco especificar as cores da Copic para cada parte da pedra: a família de cor, intensidade e luminosidade. Esse processo torna muito mais fácil a identificação da cor apropriada. (Para saber mais sobre a identificação do sistema de cores da Copic, leia esses dois artigos aqui (1) e aqui (2))
C: Hoje, a Copic é uma ferramenta fundamental no seu trabalho. Quando você começou a usar Copic?
K: Comprei minhas primeiras Copic quando ainda estava no ensino fundamental, pensando em usá-las junto com lápis de cor. Comprei o kit com 12 cores básicas, o que não foi uma boa ideia pois a mistura entre elas não é muito boa, e minha primeira tentativa de me tornar uma mestre em Copic fracassou (risos).
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Os detalhes minuciosos da textura e iluminação das pedras impressionam.
C: E como você fez para melhorar?
K: Meus amigos me ensinaram a escolher as cores, e também aprendi muito com os tutoriais da ilustradora Yasaiko Midorihana (confira o livro em pré-venda na Amazon Brasil aqui). Então, gradualmente fui aumentando minha coleção com tons claros para a luzes e escuros para as sombras, o que permitiu que eu conseguisse o efeito desejado das Copic.
(Veja também neste artigo outras dicas de como escolher suas Copic)
C: Quais são suas cores preferidas?
K: Minhas preferidas são a E81 e a E89, elas foram lançadas quando eu estava trabalhando em um projeto. A E81 era exatamente a cor que eu precisava e hoje é essencial para o meu projeto de colorir pedras preciosas. Antes, para fazer uma cor similar, eu misturada a YG91 e algum cor da família W, mas a E81 permitiu pular esse processo. Posso dizer que me formei na faculdade graças a E81. Sou muito grata por essa cor.
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Desenho feito pela artista em um projeto na faculdade. Cores usadas: YG91 e E81.
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C: Qual foi sua maior descoberta durante o desenvolvimento do seu processo criativo com Copic? E quais outros materiais você utiliza além delas?
K: O tipo de ponta, o papel e os materiais usados junto com a Copic são importantes. Primeiramente, as pontas chanfradas (Broad) são o ponto chave. Antes eu achava que a ponta pincel (Super Brush) era mais interessante, mas como ela deposita mais tinta no papel, a cor penetra muito rápido. Já com a ponta chanfrada, tenho mais liberdade para o ajuste de cor. O papel também não pode ser um papel comum. E além de Copic, uso caneta esferográfica branca (pode ser também o Copic Opaque White) para dar pontos de luz nos desenhos e com a ajuda de um algodão suavizo a aplicação. O algodão é muito útil para controlar a aplicação do branco.
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Veja aqui as opções de pontas disponíveis e os papéis que indicamos para o uso com Copic.
Paletas de cores para fazer as suas
Nos mostrados acima, a paleta de cores para cada pedra é extensa. Até mesmo naquelas que possuem uma tonalidade dominante, podemos ver dezenas de cores. Pensando nisso, a Copic do Japão pediu à Kixika uma seleção simplificada de cores para representar alguma pedras preciosas. Veja abaixo as 6 cores escolhidas para cada uma delas, e a mesma paleta aplicada também a um desenho floral (outra especialidade da Kixika). Repare na textura e no jogo de luzes aplicados a cada um dos desenhos.
E como já dito anteriormente, nem só de pedras preciosas consiste o trabalho da Kixika. Pedras comuns, florais e até mesmo mangás fazem parte do seu trabalho, como você pode conferir nas imagens abaixo.
Conheça mais do trabalho da kixika aqui
Site Encre
Twitter @Kixika
Link da Entrevista Copic Japão
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Até a próxima,