Neste post vamos falar um pouco sobre a criação do efeito de camuflado em desenhos. É bem fácil, mas requer alguns cuidados. Veja o video e depois acompanhe o passo a passo.
 
 
A moda sempre teve em sua história a característica de expressar em seus detalhes as principais épocas e contextos históricos. Sejam nos tipos de vestimentas como também em suas estampas. Com a camuflagem militar não foi diferente disso.
 
Criado a função de ajudar os soldados a se esconderem dos inimigos nos campo de batalha, esse padrão de estampa resultou em uma potencial vantagem competitiva nos tempos de guerra. Utilizando-se de formas complexas e encontradas na natureza, o camuflado pode adotar diferentes tonalidades de acordo com o tipo de ambiente onde é utilizado.

Militares usando a camuflagem em ambientes de guerra. (Via: Pinterest)
 
Hoje, mesmo com a diminuição dos combates homem-a-homem, o camuflado ainda tem uma importante função na Moda, dentro e fora das passarelas, podendo ser encontrado no vestuário masculino e feminino, em camisas, jaquetas, shorts, calças, bolsas e até acessórios.
 
Homens e mulheres com peças camufladas (Via Pinterest) 
Agora vamos botar a mão na massa e desenhar?


Quatro padrões criados com o passo a passo
 
Passo 1 - Escolha das cores e tonalidade base
 
Aqui utilizamos as cores da família YG (Yellow Green): YG91, YG93, YG95 e YG99.
Começamos aplicando a cor mais clara YG91 em toda a superfície.
 
 
Como você pode observar, a escolha das cores será mais fácil se seguir a mesma família de cor (YG no exemplo) e matiz (YG9X’s no exemplo) e ir aumentando o brilho/intensidade. Se quiser saber mais sobre como escolher cores seguindo este princípio, leia o post COMO USAR COPIC MARKERS - O SISTEMA DE CORES - PARTE II
 
Passo 2 - Manchas
 
Aguarde a cor de base secar por completo antes de aplicar a segunda cor. Utilizamos a YG93 em manchas bem espaçadas (lembre-se que ainda colocaremos mais duas cores nesses espaços).
 
 
Passo 3 - Continue o processo
 
O processo se repete aqui. Aguarde as primeiras manchas secarem por completo antes de aplicar a YG95. Nesta segunda camada, as manchas devem se sobrepor parcialmente e ainda deixar espaços visíveis para a cor de base e para a próxima camada de manchas.
 
 
Passo 4 - Finalização
 
Aguarde secar e sobreponha parcialmente as novas manchas com as manchas da camada anterior. Se fizer tudo corretamente, você será capaz de ver todas as 4 cores na textura. Veja abaixo.
 
 
Dicas para um melhor resultado:
 
• Lembre sempre de deixar espaços entre as cores para que todas elas apareçam e dêem profundidade à textura.
• Espere a tinta secar por completo entre uma camada e outra para evitar que as cores se misturem e as formas percam definição.
• Faça com que as manchas de cada camada sejam proporcionais entre si e proporcionais ao desenho onde estão sendo aplicadas.
• Caso queira dar um volume mais marcante, adicione as sombras com um tom de cinza escuro sobre a camada de base ou sobre a última camada.
 
Agora que você já sabe como fazer, é só pegar aquele look que você ama e criar sua própria versão camuflada.