Só quem desenha personagens ou figuras humanas sabe a dor de cabeça que é conseguir um tom de pele satisfatório com marcadores. Quase sempre, as opções de cores disponíveis para tons de pele clara são muito amareladas ou muito rosas, e para os tons de pele morena e negra são muito avermelhadas.
Com a Copic isso não acontece. Dentre as 358 cores disponíveis há uma infinidade de tons que podem ser usados para atingir o resultado que você está buscando, seja para as peles mais claras até as mais escuras.
Na dúvida sobre qual cor escolher, muita gente acaba recorrendo aos dois kits de tons de pele existentes, que são excelentes opções para começar:
Mas aqui na Dezáina nunca estamos satisfeitos, e resolvemos criar mais uma opção exclusiva (
veja aqui outras opções exclusivas), dessa vez para quem quer lacrar os tons de pele.
Pra começar, pensamos este kit para ser 100% compatível com os dois kits citados acima, ou seja, se você já tem um deles (ou os dois) não precisa se preocupar pois as cores não se repetem. Outra coisa que pensamos, foi contemplar a possibilidade de criar variados tons de pele em um único kit, de pele clara à pele negra. Pra quê separar, não é mesmo?
Nota: As cores usadas nos cabelos, olhos, boca e sobrancelha são apenas sugestões e não fazem parte do kit. E se gostou de alguma combinação e quiser saber quais foram as cores utilizadas veja aqui a imagem completa.
Todos os exemplos acima utilizam apenas 3 cores, aplicadas na ordem apresentada. Sendo, a primeira cor para a base da pele, a segunda para a sombra intermediária e a terceira para a sombra mais escura. Mas vale ressaltar que estas não são todas as combinações possíveis! Utilize as dicas abaixo para criar ainda mais combinações com as cores do kit ou com outras existentes em sua coleção.
Dica 1 - Mais área, menos área
Usando as mesmas cores sugeridas, altere o visual aumentando ou diminuindo a área destinada para cada cor, como no exemplo abaixo:
Na pintura da direita, ao invés de usarmos as sombras E27 e V99 apenas nos cantos, destinamos uma área maior à elas, deixando bem pouco da cor E25. Repare como ela ficou com um tom de pele mais escuro.
Dica 2: Troque a cor de base
No exemplo abaixo, trocamos apenas cor de base da pele. As cores que compõem as sombras foram mantidas, veja:
Dica 3: Troque a cor intermediária
No exemplo abaixo, mantivemos a cor de base e a cor da sombra mais escura, e trocamos apenas a cor intermediária:
Dica 4: Troque a cor da sombra
No exemplo abaixo trocamos a cor da sombra mais escura (E34) pela cor BV00.
A tonalidade roxa do BV00 confere um aspecto mais realista à sombra e muda totalmente a característica do desenho. Abuse das tonalidades frias nas sombras e veja a diferença!
Dica 5: Acrescente mais cores
Repare que em todos os exemplos anteriores usamos apenas 3 tons, por ser o que consideramos o mínimo para um resultado interessante. Isso não significa que você se limitar a 3 tons. Experimente incluir mais tons, como no exemplo abaixo:
Repare que aumentando a quantidade de cores, aumentamos também a riqueza e a profundidade do tom da pele.
Se você gostou das dicas desse post, deixe seu like, sua opinião e compartilhe! Até a próxima!