Hey Dezáinas!
Por onde você começa seu desenho quando se trata de rosto? Pelos olhos? É, uma grande parte das pessoas começam nessa parte e logo já desistem. #quemnunca
Desenhar e colorir os olhos são um desafio, mas são partes do processo de desenho e que não devem ser gatilhos para bloqueios critivos. Então, xô desistência que nós vamos aprender juntos!
Para essa nova temporada, convidamos o tatuador, grafiteiro e ilustrador @gabrielalexandre_tattoo para mostrar seu processo de pintura de olhos, sejam eles humanos, zumbis e monstros.
Nesse primeiro tutorial, vamos começar com o olho humano e realista. Com direito a todos os detalhes e efeitos.
Chegou a hora, preparados? Então vamos lá.
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:
Veja aqui mais tutoriais do Gabriel Andrade usando Copic:
Tutorial de Olhos 2: Olho humano Zumbi com Copic
Tutorial de Olhos 3: Olho Monstro com Copic
Tutorial de Olhos 4: Olho Monstro 2 com Copic
Para começar, antes de começar a colorir o desenho o Gabriel fez um rascunho simples de um olho. Para ajudar demos um zoom para ver como ele faz. Ele utiliza essas guias para a sobrancelha, sempre cria a parte da pálpebra superior e côncavo da pálpebra móvel, assim como a pálpebra inferior e o cantinho lacrimal. Além de, é claro, a iris.
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Mas bora pintar então! O Gabriel já inicia a pintura usando os marcadores Copic Sketch e a Ponta Pincel (super brush) no tom intermediário para ele já criar a referência de sombra. Outra dica crucial é fazer pinceladas direcionadas, ou seja, cada pincelada acompanhando a direção que você quer que ela fique.
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Já com um tom mais claro, o E51, ele já vai fazendo a mescla das cores, lembrando de NÃO TER PRESSA, ele sempre espera um intervalo de secagem entre as camadas. Esse passo é bem importante também para você ter o controle do resultado do desenho e caso precise, consertar algum lugar.
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Conforme as partes vão criando formas, ele vai adicionando mais sombras.
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Não esquecendo das mesclas de cores entre os tons das cores escolhidas, assim como adicionar outros tons, como o E95, para dar uma corada.
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Depois de continuar com as misturas, sempre retornando com o tom mais claro (E51), Gabriel usou o E29 para reforçar as sombras mais duras.
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Para a base da sobrancelha e texturas/viços no rosto, usou o E17.
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Outra parte importante da pintura realista é entender que cada detalhe e nuance importam, logo não esquecer da linha d'água e os pelinhos da sobrancelha.
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Reforce com um tom mais rosado para marcar a linha d'água. E depois, vamos a os olhos, em que ele não é um branco chapado, ainda precisa de luz e sombra, logo, o Gabriel escolheu a família dos W's para criar essa profundidade.
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Para a íris, Gabriel escolheu também usar as mesma cores, logo, tons de marrons. Para melhorar o efeito, com as próprias camadas de cor ele cria texturas.
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Para imitar a pele humano, que não é completamente chapada, Gabriel sempre adiciona texturas imitando manchinhas e linhas de expressão.
Com uma Copic Multiliner BS, ele faz os cílios superiores. O movimento é sempre de meia lua de forma crescente, ou seja, de cima para baixo.
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Continuando com a Multiliner, ele finaliza os cílios inferiores e também a pupila. Depois, faz a correção de profundidade até ficar do jeito que ele queria.
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A CEREJA DO BOLO: Brilhos! Todos os olhos sempre refletem a luz por terem textura aquosa, logo, no desenho realista isso também é resgatado. Para esse efeito, o Gabriel usou o Copic Opaque White, que é uma tinta branca da Copic própria para esses efeitos. E depois, outra dica SENSACIONAL do Gabriel é criar a sombra dos cílios no próprio brilho com o auxílio de um lápis grafite. Incrível!
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E esse é o resultado final! E você? Aceita o desefio?
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#DezainaOndeCompra?
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