Hey Dezáinas!

Cá estamos nós para desvendar mais uma parte do corpo humano, desta vez: NARIZ E BOCA!

De frente, de lado, sorrindo, debochado.. com muitas emoções, surgem muitas expressões. E nós, criativos, queremos sempre captar o melhor delas!

Para essa nova temporada, convidamos o tatuador, grafiteiro e ilustrador @gabrielalexandre_tattoo para mostrar como ele dá mais vida aos seus rostos com narizes e bocas há altura!

Nesse primeiro tutorial, vamos começar com um nariz e boca frontal. Pega o lápis e a pipoca que vamos começar!

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

Antes de começar, o Gabriel já parte para a estruturação do desenho e nos deu várias dicas. Veja só:



Na imagem, indicamos todas as principais áreas do nariz e boca que ele representou nesse desenho. Uma das dicas, é você começar o desenho fazendo as guias. Tanto as que dimencionam na horizontal (base nasal, centro da boca e o queixo) quando na vertical (asas nasais e os cantos dos lábios).

Começando a colorir, o Gabriel retoma que esse será apenas o "rascunho" das sombras, por isso o uso de um tom intermediário. E também, nesse caso, ele considerou a luz à pino (acima). Ps: Quem quiser mais dicas sobre a forma de luz e sombra do rosto humano, basta ver esse conteúdo aqui.



Após marcar as sombras, Gabriel já parte para os tons mais claros para mistura de cores, e tons mais quentes para corar o rosto. (Cara de saúde, né amores?!)


Com tons mais escuros, ele adicina profundidade aos poucos.


Sempre lembrando de fazer pinceladas direcionadas de acordo com as formas que você quer representar. Exemplo: as ondulações do nariz, contornos dos lábios.. )


Use as cores ao seu favor! Sempre que passar um tom mais escure, retome os tons mais claros nas bordas para facilitar as misturas.


Outra dica maravilhosa do Gabriel é usar os tons mais claros depois para clarear áreas. Assim como ele fez na imagem abaixo com o filtro labial logo acima do arco do cupido.


Os lábios sempre apresentam tons mais avermelhados e/ou até arroxeados. Cores como a E04 (O nome dela é "Lipstick Natural" (Batom natural)) são perfeitas para essa proposta, não é?


Sobressaia a profundidade com tons mais escuros como o E57 e E49 para já termos base para a finalização do desenho.



Outra dica do Gabriel para realçar o realismo é criar sardas como uma textura. Basta encostar a ponta levemente na área que você já tem esse efeito natural.


Finalize com brilhos em algumas áreas usando o Copic Opaque White. Principalmente nas áreas mais "altas" de iluminação, como a ponta do nariz e sob o lábio superior.


E pronto! Olha como todas aquelas pinceladas fazem total diferença! Cada detalhe, cada tom sobre tom em uma trabalho lindo!


#DezainaOndeCompra?

Veja todos os materiais usados aqui:

Copic Sketch Avulsa

Copic Opaque White

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!