Um tema muito solicitado por aqui é como fazer um bom tom de pele usando Copic. Nas duas postagens anteriores sobre essa série (parte um e parte dois aqui) mostramos as possibilidades de tons utilizando os kits de 6 e 12 cores já disponíveis.

Ainda assim, a representação de pele negra é bastante comprometida pelo limite de cores ou pela falta de realismo das opções disponíveis. E aqui já não estamos falando apenas de Copic. Salvo algumas poucas exceções do mercado, há muita dificuldade em conseguir tons adequados para esta finalidade em qualquer material de desenho, e ainda, entender como usá-los.

Desenho da Mary Tons de pele 


- Desenho usando  kit tons de pele 12 Cores

Exemplos de tons de pele negra nos kits Copic existentes.

Neste post, destrinchamos a paleta da Copic para resolver de uma vez essa questão. Dividimos o conteúdo em três partes: na primeira, abordamos o tom da pele em combinações de 2 cores. Na segunda, adicionamos uma terceira cor, mais clara, para iluminar a pele. E por fim, testamos algumas dessas combinações em um volume.  Esperamos que goste e que este conteúdo ajude você a produzir desenhos de negrxs ainda mais bonitos.

Frio, quente ou oliva

Nosso ponto de partida aqui é a tonalidade da sombra. Usando o mesmo método aplicado em maquiagens, segmentamos a pele negra em frio (mais azulado), quente (mais marrom) ou oliva (mais esverdeado).


Em cada um desses aplicamos outras 12 cores intermediárias (meio-tons), criando 36 combinações. Veja abaixo:





Enquanto a primeira cor representa a forma como a luz é absorvida nas áreas mais escuras, o meio tom é o que vai dar a tonalidade geral da pele.



Iluminando a pele negra

Com a ajuda da Tami, nossa especialista em pele negra, escolhemos 8 combinações variadas* e, em cada uma delas, adicionamos uma terceira cor mais clara com o intuito de representar diferentes tipos de iluminação.

*Nota: escolhemos 8 combinações apenas para diminuir a quantidade total de variações, mas não quer dizer que as outras não funcionam.




Esta terceira cor não irá afetar o aspecto geral do tom de pele. Ela define apenas o caráter da luz que incide sobre ela. Uma cena noturna, por exemplo, pede uma luz mais azulada (BV00), enquanto uma cena ao por do sol uma luz avermelhada/alaranjada. Você pode escolher aquela que mais se adequa a sua cena/personagem.


No exemplo acima, é possível notar claramente a mudança de tonalidade da luz, sem alterar o aspecto geral da pele.

Fizemos 16 combinações variadas seguindo este princípio:



Por fim, escolhemos a combinação E53, E15 e E29. E fizemos um desenho da Tami.

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo ajudou e quem você pretende desenhar seguindo essas dicas.