Antes de todo o procedimento, conheça algumas informações básicas do Refil Various Ink: 
 
Dúvida 1:
Compensa comprar um refil? Mas quanto rende afinal?
 Vamos lá, para saber quanto rende cada refil, depende de qual marcador você irá recarregar. Cada tipo de marcador tem um tamanho e capacidade limite diferente. Veja na imagem abaixo: 
 
 
Ou seja, cada refil, recarrega: até 14x uma Ciao, 12x uma Sketch, 9x uma Classic e 7x uma Wide.
 
Dúvida 2:
Ok, compensa na carga, mas e no bolso. Compensa?
 Claro que sim! Quando se trata de Copic todo o seu dinheiro vira um investimento!
 Vamos fazer uma simulação: 
 
* Valores referentes ao mês de outubro/2016.
 
Ou seja, com uma Sketch e um Refil você consegue recarregar 13 Sketchs e economiza R$306,90! Compensa sim!
 Agora que não há mais dúvidas sobre os motivos de comprar um refil, vamos para as principais dúvidas sobre o processo. Mas antes, fique atento aos sinais de que já está na hora de carregar sua Copic:
 1) Quando a tinta estiver falhando no papel (qualquer uma das pontas).  
  
2) Quando as pontas já estiverem ressecadas (qualquer uma das pontas).  
 
O que você vai precisar para fazer a recarga?  
 1) Álcool líquido ou Refil da cor 0 Colorless Blender para limpeza (dica: O álcool líquido funciona, mas o Blender é melhor na limpeza. Obs: Não é indicado o uso de álcool em gel)
2) Papel toalha ou guardanapo de papel para limpar
3) Uma pinça (Dica: A Pinça Copic foi feita especialmente para o processo)
4) Marcador para ser recarregado
5) Refil
6) Folha ou plástico para não manchar a mesa (dica: a folha pode ser a Bleedproof, que é à prova de vazamento)
 
Preparados? Então mãos a obra!
 Escolha um e recarregue!
 
Métodos de Recarga
 Há dois modos de fazer a recarga, o mais rápido (método 1) e o tradicional (método 2). Ambos começam de formas semelhantes. Acompanhe os primeiros passos:
 1) Verifique se a cor do marcador é a mesma ao do refil que você irá fazer a recarga. Após isso, retire a embalagem plástica do refil. 
 
2) Abra a tampa. Lembrando que é rosqueando/girando que se abre. Não puxe! 
 
3) Pegue o marcador e abra a tampa das DUAS pontas. Tem que sempre ser as duas para deixar que ele "respire" durante o processo e não encharque. A recarga pode ser feita por ambas as pontas, contudo, na ponta chanfrada é mais fácil, tanto se você optar por recarregar diretamente na ponta ou então, tirando-a do marcador. 
 
4.1)  Neste momento pode haver mudanças no método de recarregar. Se você optar pelo método 1, você terá apenas que pegar o Refil e encostá-lo diretamente em uma das pontas. Cuidado com a pressão para não derrubar a tinta. Pingue devagar. Caso derrube, use o guardanapo de papel e o álcool líquido ou o Refil 0 Colorless Blender para limpar o marcador.
 
4.2) Se optar pelo método 2, você terá que tirar a ponta com a pinça, pegar o refil e aplicá-lo diretamente no buraco do marcador.
Cuidado com a pressão para não derrubar a tinta. Pingue devagar. Caso derrube, use o guardanapo de papel e o álcool líquido ou o Refil 0 Colorless Blender para limpar o marcador.
 
5) Independente do modo que você optou para recarregar, repita o procedimento até umedecer a ponta de baixo ou, dependendo de quão seca o marcador estiver, marcar até 2 riscos na medida lateral do refil. (dica: na hora de colocar a tinta na caneta não tenha pressa. Se apertar muito forte ou encher demais, a chance de fazer sujeira é grande). 
 
6) Caso você tenha optado pelo método 2, após o passo anterior, recoloque a ponta no marcador. 
 
7) Tire o excesso da tinta no papel e teste na folha. As primeiras pinceladas serão carregadas com bastante tinta, mas conforme você vai pintando, ele vai voltando ao normal.
 
8) Por fim, mantenha o marcador ainda aberto na horizontal por aproximadamente 30 segundos para nivelar a tinta. Após isso, você já pode usar seu marcador ou então, armazená-lo da forma que quiser.
 Viu só como é fácil? Agora é a sua vez. Aqui você encontra todos os refis. Mas calma, achou dificil acompanhar? Veja na prática o vídeo-tutorial completo: 
 
Ficou com alguma dúvida? Quer conhecer mais sobre a Copic? Deixe aqui seus comentários e compartilhe com seus amigos.
 Até a próxima!