Neste post vamos falar um pouco sobre a criação de estampas de animais (animal print) em desenhos. O processo é bem parecido com o da estampa camuflada do post anterior. Veja o vídeo e depois acompanhe o passo a passo.
 

A moda sempre tem seu intermédio com o contexto histórico em que vivemos, e o animal print, principalmente a estampa de oncinha, não foge disso. Nos primórdios, o valor agregado aos animais não era apenas visto em sua carne, mas também em sua pele para a proteção do frio. Já nas antigas civilizações, sua pele passou a ser vista como símbolo de status e poder da nobreza.
 
Finalmente, à partir do século XVIII, começou a ser apropriada no mundo fashionista, com o discurso de ousadia e luxo do universo exótico africano, através do cinema no filme Tarzan, que foi considerado o mártir da promoção da moda africana no mundo. Mas foi Christian Dior e seu pensamento vanguardista que levou a estampa, e não a pele, pela primeira vez em uma coleção da década de 40. O que inspirou, anos depois, celebridades como Jackie Kennedy, Marilyn Monroe e Catherine Deneuve a levar o animal print aos ícones mais luxuosos no guarda-roupa feminino.
 
Da elegância dos anos 60 para o exagero e vulgaridade dos anos 70 e 80, o animal print até hoje é visto como liberdade de expressão e identidade. Que o cabe à itens de roupa, acessórios e decoração e design, sejam eles dos mais elegantes ao mais cafona; encontrados tanto na Rua Oscar Freire quanto na 25 de Março.

Referências de peças e uso do animal print nas ruas (via Pinterest)
Sim, o animal print e a oncinha são para tudo e para todos. E sempre será assim. Pensando nisso, decidimos mostrar como fazer uma estampa de oncinha para ser aplicada em seus desenhos com Copic. Bora desenhar? 
 
São necessárias apenas 3 cores: uma mais clara para a base, uma outra da mesma matiz mas com uma tonalidade mais escura, e o preto. Nessa parte, você pode ousar na escolha dos tons, podem ser os clássicos fiéis a pele do animal, ou aos mais ousados, como rosa, azul, verde etc.
 
Veja várias combinações da aplicação:

Vamos ao passo a passo:
 
Passo 1: Pintando o tom base
Use a cor mais clara como base, pintar por completo a superfície da roupa/objeto que queira fazer a estampa.

Passo 2: Criando as manchas
Como a segunda cor mais escura, faça pequenas manchas com a ponta da Copic. Mantenha o tamanho e a distância entre elas proporcional até o fim. 

Passo 3: Finalize com o preto
Com a cor preta, faça dois meio círculos em volta de cada mancha (3). Complemente com traços pequenos e pintas para dar volume e preenchimento no desenho. Dica: para dar mais realidade à textura, alterne os lados e posições dos meio círculos durante o desenho.  

Dicas para um melhor resultado:
• Espere a tinta secar por completo entre uma camada e outra para evitar que as cores se misturem e as formas percam definição.
• Faça com que as manchas de cada camada sejam proporcionais entre si e proporcionais ao desenho onde estão sendo aplicadas. 
• Lembre sempre de fazer as pintinhas para dar mais volume e preenchimento.
• Caso queira dar um volume mais marcante, adicione as sombras com um tom de cinza escuro sobre a camada de base ou sobre a última camada.
 
Agora que você já sabe como fazer, é só pegar aquele look ou objeto que você ama e criar sua própria estampa de oncinha.
 

Gostaram? Nós também! Tem alguma sugestão ou dica? Fale para a gente, deixe aqui seus comentários, compartilhe com seus amigos e até a próxima!
 
Beijão!